domingo, 18 de novembro de 2012

Cursos e downloads de livros - parte 3

Continuamos com mais links de downloads e cursos grátis!

Conheça 3 ótimos sites para aprender línguas estrangeiras de graça

Quer aprender uma língua estrangeira? Apresentamos três sites que oferecem cursos gratuitos e permitem praticar o idioma interagindo com outras pessoas.

Sem dúvida, nunca foi tão fácil aprender uma língua estrangeira. Além de cursos, vídeos, podcasts e textos para praticar qualquer idioma, a web oferece a possibilidade de interagir com pessoas de outros países, o que certamente torna o aprendizado mais interessante.

Conheça, a seguir, três sites onde é possível aprender e praticar línguas estrangeiras de graça. O Livemocha (que também tem cursos e serviços pagos) é o que atende a objetivos mais amplos, já que serve tanto para iniciantes como para quem já fala um idioma e quer aperfeiçoá-lo. O Memrise é ótimo para ampliar o vocabulário. E o Deutsche Welle é específico para quem quer aprender alemão.

Livemocha
Livemocha combina cursos gratuitos e pagos com ingredientes de rede social. É um ótimo lugar para iniciar o aprendizado de uma língua estrangeira e para ampliar os conhecimentos. O usuário pode estudar sozinho, seguindo um dos cursos online. Pode trocar ideias com outras pessoas e praticar o idioma que está aprendendo.




 Conheça 3 ótimos sites para aprender línguas estrangeiras de graça

Também pode  ajudar outros alunos corrigindo seus exercícios e dando dicas, ao mesmo tempo em que recebe ajuda dos demais. Brasileiros tendem a receber pedidos de ajuda de pessoas que aprendem português. Cabe à pessoa aceitar ou recusar os pedidos. Se ela aceitar, pode ganhar os chamados mochapoints, créditos que podem ser trocados por itens pagos no site.

O site Livemocha está disponível em português e outros 11 idiomas. Os cursos básicos são gratuitos e cobrem 38 línguas diferentes. Já os mais avançados são pagos e incluem Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano. Uma mensalidade de 20 reais dá acesso a todos os cursos e a outros recursos pagos do site.

Memrise
Criado por em campeão de torneios de memorização, oMemrise é dirigido a pessoas que já têm algum conhecimento de uma língua estrangeira e querem melhorar seu vocabulário. Ele não ensina gramática, mas pode ser um ótimo complemento a um curso presencial ou na web. Também é uma ferramenta eficaz para relembrar palavras aprendidas no passado e esquecidas por falta de uso.

 Conheça 3 ótimos sites para aprender línguas estrangeiras de graça

Entre os idiomas mais populares nele estão inglês, espanhol, chinês, francês e alemão – mas a lista vai longe. Em qualquer caso, é necessário ter algum conhecimento de inglês, já que todas as instruções e dicas estão nessa língua. Basta escolher um idioma para ver os cursos disponíveis. Alguns abordam as palavras mais usadas enquanto outros têm temas específicos como negócios, ciências e gastronomia.

O site usa a metáfora de um jardim. Cada palavra nova é uma planta a mais nele. Se a pessoa fica um tempo sem praticar, as plantas começam a murchar e é preciso “regá-las”. O Memrise avisa, por e-mail, quando isso acontece, convidando a pessoa a voltar a treinar seu vocabulário. O usuário vai acumulando pontos à medida que pratica o idioma, e pode comparar seu desempenho com o de outras pessoas.

Muitos dos cursos disponíveis no Memrise foram criados pelos próprios usuários, que também podem colaborar no aperfeiçoamento do conteúdo existente. Fóruns de discussão permitem trocar ideias com outras pessoas que estão aprendendo ou desenvolvendo cursos.

O Memrise conta  com um aplicativo para iPhone que dá acesso aos exercícios. É  prático para treinar idiomas durante alguma espera no aeroporto ou em outro local. Para isso, é preciso ter acesso à internet via 3G ou Wi-Fi. Tanto o site como o aplicativo são totalmente gratuitos.

Deutsche Welle
Para quem quer aprender alemão, a Deutsche Welle, emissora de TV e rádio estatal da Alemanha, oferece, em seu site, uma série de cursos gratuitos em todos os níveis. Para segui-los, é necessário conhecer um pouco de inglês. Embora os site esteja disponível em português, os cursos possuem explicações em inglês.

 Conheça 3 ótimos sites para aprender línguas estrangeiras de graça

As lições incluem exercícios escritos e falados e contam com abundante conteúdo multimídia.

Fonte: Exame

Cursos a distância com até 82% de desconto

O Instituto EADVIRTUAL  lançou um projeto de educação continuada a distância e está com todos os cursos livres em promoção. Descontos de até 82% nos cursos online.

Os cursos livres do  Instituto EADVIRTUAL – Ensino e Pesquisa Ltda – CNPJ 04217906/0001-13 – são amparados pela lei de diretrizes e bases da educação nacional (lei n° 9394/96), pelo decreto federal n° 2.494/98 e decreto n° 2.208, de 17/04/97

São totalmente a distância e não tem encontros presenciais. O certificado é enviado para a residência do aluno.

Alguns cursos do Instituto EADVIRTUAL.
Bom estudo!

Fonte: Educação a Distância

8 cursos gratuitos oferecidos pelas principais universidades na internet

Que tal assistir a aulas do MIT e de Harvard sem sair do Brasil e, melhor, sem pagar um centavo por isso? Pois as duas universidades americanas anunciaram, na semana passada, que irão oferecer aulas gratuitas através de plataforma online EdX, que deve ser lançada ainda este ano.

A iniciativa, contudo, não é única. Diversas universidades ao redor do mundo já estrearam seus conhecimentos na web.

Stanford, Princeton, University of Pennsylvania e University of Michigan

Quatro das universidades de maior prestígio nos Estados Unidos firmaram uma parceria para lançar a empresa Coursera, que oferece cursos gratuitos ministrados por professores voluntários.

Os cursos são como disciplinas das faculdades e, além das vídeo-aulas, os alunos participam de exercícios práticos e são avaliados no seu desempenho – inclusive podendo reprovar na matéria.

Há cerca de 40 disciplinas nas áreas de Biologia e Medicina, Matemática, Economia, Sociedade e Informação, Humanidades e Ciências da Computação. Em geral, eles duram de 4 a 12 semanas.

Udacity
Em 2011, o professor de Stanford Sebastian Thrun abriu o curso online e gratuito “Introdução à Inteligência Artificial”. As aulas atraíram cerca de 160 mil alunos do mundo inteiro e incentivaram o professor a fundar a Udacity. A empresa oferece atualmente seis cursos na área de tecnologia, todos gratuitos.

No site da Udacity, o aluno pode se inscrever nas aulas que quiser. Se a matéria for recém-lançada, ele consegue seguir as aulas no ritmo do professor. Os cursos têm duração de sete semanas, com vídeos novos lançados a cada sete dias. Na oitava semana, há exames online.

FGV Online
A Fundação Getúlio Vargas também oferece cursos gratuitos pela internet. As aulas da FGV Online funcionam em módulos de cinco a até 30 horas nas áreas de Finanças Pessoais, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Direito, entre outras.

Para fazer os cursos, basta entrar no site e se cadastrar na matéria escolhida usando seu CPF e endereço de e-mail.

Uma vez concluídos os diferentes módulos, o aluno faz uma prova e, se tirar uma nota maior que sete, pode imprimir um atestado de conclusão.

A plataforma brasileira ainda peca pela falta de interatividade e recursos que podem ser encontrados nos sites estrangeiros, mas a FGV Online oferece boas opções para quem quer se atualizar ou aprender sobre novos temas.

Univesp TV
O portal da Univesp TV reúne vídeos de aulas da USP, Unicamp e Unesp que também são transmitidos pela televisão no canal da TV Cultura. Os cursos são, em sua maioria, disciplinas regulares dessas universidades, e as aulas são gravadas conforme elas acontecem – dá até para ver os alunos nas salas e ouvir as perguntas feitas por eles. Há aulas que envolvem linguagem, história, economia e física.

Apesar de as gravações serem profissionais, inclusive com o uso de mais de uma câmera e edição do material final, falta a interatividade que existe em outras opções cursos online. A Univesp TV também não aplica provas aos alunos virtuais e não oferece certificados de conclusão de curso.

VEduca
O site VEduca oferece mais de 4.700 vídeos das melhores universidades dos Estados Unidos com o diferencial: muitos dos vídeos têm legendas em português, que foram feitas de maneira colaborativa por voluntários. Sem pagar nada, o aluno pode assistir às aulas que foram gravadas nas salas de Harvard, MIT, Yale e diversas outras universidades.

O sistema de busca do site é bastante avançado e é possível procurar por vídeos de assuntos diferentes, ou através de universidades e professores específicos. Há cursos em 21 áreas distintas, inclusive artes, astronomia, jornalismo, engenharia, economia e política, por exemplo. Como as aulas são gravações de cursos já dados, não há uma interatividade ao vivo com o professor ou com outros alunos. Tampouco há certificados e provas.

Unicamp
A Universidade Estadual de Campinas também participa da iniciativa de oferecer aulas online. AUnicamp, porém, não grava um curso inteiro, mas disponibiliza “aulas magistrais” sobre temas específicos de física, literatura, saúde e biologia, por exemplo. O projeto foi lançado em 2011.

Com duração de cerca de uma hora, não é possível mandar perguntas para os professores. Entretanto, os alunos podem sugerir temas para as próximas aulas e comentar nos vídeos para debater o assunto ou receber respostas da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp.

YouTube EDU
Já há algum tempo o site de vídeos do Google oferece mais do que filmes de gatos ou clipes musicais. No canal de educação do YouTube é possível encontrar aulas de universidades como a Universidade de Harvard (Estados Unidos), Cambridge University (Reino Unido) e Università Bocconi (Itália). A busca pode ser feita por área de conhecimento, universidades e canais diferentes.

Além dos cursos, há também vídeos educativos oferecidos por outros canais, que mostram programas sobre história, ciências e humanidades. O aluno pode, por exemplo, assistir a documentários da BBC ou gravações da Nasa. Muitos dos vídeos possuem legenda.

iTunes U
A Apple também entrou no campo da educação e oferece cursos completos de centenas de universidades no mundo todo. Quem tem o programa iTunes (gratuito) pode encontrar e acompanhar os cursos pelo computador no canal iTunes U. Já para quem tem dispositivos iOS como iPhone, iTouch e iPad, a Apple desenhou um aplicativo de mesmo nome que organiza melhor os cursos e ainda possui espaços para anotações.

As aulas podem ser em vídeo ou áudio e trazem também arquivos para leitura. Para buscar cursos, o aluno pode navegar por temas (desde literatura a linguagem até engenharia e negócios), universidades ou conferir os cursos mais acessados ou mais recentes.

Bom Estudo!

Fonte: Exame

5 Cursos Grátis Online de Introdução ao Estudo do Direito

O JurisWay  disponibiliza gratuitamente 5 cursos online sobre Introdução ao Estudo do Direito.
Lista do Cursos ofertados:
Bom estudo.

Curso gratuitos FGV 

A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

Membro desde julho de 2008, o FGV Online venceu, em 2011, a primeira edição do OCW People's Choice Awards – premiação para as melhores iniciativas dentro do consórcio –, na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.

http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

3 sites que ensinam Francês grátis 

Aqui você vai conhecer uma infinidade de cursos on-line, tutoriais, apostilas, vídeos-aulas, redes sociais, enfim, tudo aquilo que a internet nos proporciona gratuitamente e que nos ajuda a aprender sobre tudo o que se possa imaginar, e em vários níveis.

Conheça os sites:

O internauta aprende o idioma e a cultura ao acompanhar estudantes da Universidade do Texas em um programa de verão em Lyon, na França. Há vídeos e áudios. O site está em inglês.

Destinado aos alunos e professores interessados na aprendizagem e no ensino da língua francesa e das culturas francófonas. É resultado de uma parceria entre a Embaixada da França no Brasil e o Ministério brasileiro da Educação.

Esse site, em inglês, oferece lições básicas da língua francesa. É possível aprender conjugações de verbo, frases para as situações mais comuns e a pronúncia das palavras. As aulas estão disponíveis em áudio e vídeo.
 
Bom estudo!

 É isso pessoal! Esperamos ter ajudado. Mais material em breve!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário