domingo, 14 de agosto de 2011

São Paulo promove 1ª Olimpíada de Filosofia do Estado

Informação que eu vi no blog filosofiaensina.blogspot.com e estou reproduzindo aqui:

No próximo dia 24 de setembro acontece, no campus da Universidade Federal do ABC, a 1ª edição da Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo, que terá como tema central “O o mundo é admirável?! O que nos torna plenamente humanos?”. Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio – das redes pública e privada – participarão de duas etapas de trabalho que consistem no trabalho realizado nas escolas pelos professores e no encontro de todos os alunos na Olimpíada.

Na primeira etapa, cada professor de Filosofia propõe atividades didáticas livres sobre o tema central, que podem ser oficinas, teatro, poesia, desenho, vídeos, fotografia, exposições, música, entre outras formas de expressão artística que expressem o conceito filosófico. Na segunda etapa, os alunos inscritos irão apresentar os trabalhos desenvolvidos e debater o tema em forma de comunidades de investigação.

Com um espírito de acolhimento das diferenças, o evento pretende convocar alunos para um exercício de investigação solidária, como já vêm acontecendo em outros países há mais de uma década. Em 1995, a Unesco recomendou a promoção das Olimpíadas de Filosofia tanto na esfera nacional, como internacional, a fim de estimular o interesse dos jovens por essa disciplina. Na América Latina o evento já acontece em países como Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru e Colômbia. No Brasil, as Olimpíadas de Filosofia foram realizadas apenas no Estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com Luiz Pires, um dos organizadores do evento, as Olimpíadas de Filosofia do Estado de São Paulo têm como meta central o estímulo do pensamento e do trabalho em equipe. “Não se pretende, como o nome do evento poderia erroneamente sugerir, nenhum tipo de competição. A ideia é acolher, em um mesmo espaço, diferentes propostas, fomentando a colaboração, a troca de experiências, a interlocução, o diálogo investigativo, de modo que novos processos filosóficos criativos sejam construídos”, afirma.

Além disso, o evento também promove a integração entre as escolas, o fortalecimento do vínculo entre a Universidade e a Comunidade e o reforço dos objetivos do Ministério da Educação de reintrodução da Filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio. “De maneira mais específica, as Olimpíadas de Filosofia do Estado de São Paulo buscam aprimorar as habilidades de ler e escrever textos filosóficos, vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de novas possibilidades de pensar, promover a interface entre a Filosofia e outras áreas do conhecimento e fomentar a participação dos discentes da Educação Básica como agentes criadores e responsáveis pelas atividades”, explica Patrícia Del Nero Velasco, coordenadora do curso de Licenciatura em Filosofia da UFABC.

Maiores informações no site: http://olimpiadasdefilosofia2011.wordpress.com/


Fonte: http://www.revistaespacoup.com.br/blog/index.php/2011/08/04/sao-paulo-promove-i-olimpiada-de-filosofia-do-estado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário